POLO EUROPEU DE INOVAÇÃO VAI ATUAR EM APUCARANA
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Apucarana foi escolhida pela Fibrenamics, plataforma multidisciplinar de inovação e pesquisa da Universidade do Minho (UNMinho/Portugal) para instalar sua primeira sede fora da Europa. Atraída pelo do campus Apucarana da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e lincada ao Projeto Conecta Apucarana, a chegada da Fribrenamics Brazil ao município contará com apoio da Prefeitura de Apucarana que, inicialmente irá disponibilizar um espaço para implantação do centro de inovação e pesquisa na área têxtil.
A oficialização do anúncio foi feita ontem pelo prefeito Júnior da Femac durante reunião com representantes da UTFPR, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), do Projeto Conecta Apucarana, e Sebrae. Segundo o coordenador local da plataforma e diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR Apucarana, professor Aloysio Gomes de Souza Filho, a Fibrenamics é uma iniciativa de sucesso e reconhecimento em toda a Europa. "Apucarana ser escolhida para ser sede da Fibrenamics Brazil é uma oportunidade sem precedentes. Certamente vai gerar grandes oportunidades para a indústria de Apucarana, que vai ganhar em pesquisa e inovação", anunciou o professor, que nos últimos anos participou ativamente de ações da Fibrenamics em Portugal.
"Trata-se de uma iniciativa premiada na Europa, com produtos inovadores em fibras patenteados em diversas áreas, como arquitetura, construção civil, esportes, medicina, segurança, transportes, têxtil, dentre outros, e muitos projetos em andamento, que agora chega ao Brasil através de Apucarana para trabalhar a pesquisa e a inovação junto à indústria brasileira, notadamente no setor têxtil e da confecção", pontuou o professor Aloysio Filho. Ao todo, são 45 patentes e produtos inovadores com sucesso no mercado.
A escolha por Apucarana, frisa o prefeito Júnior da Femac, reforça a importância do setor da confecção. "A Fibrenamics não definiu nossa cidade por acaso. Aqui temos a UTFPR com cursos de qualidade voltados ao setor, empresas que têm vocação para a inovação e matéria-prima abundante. Vamos agora buscar um local apropriado para a sua sede", confirmou o prefeito.
O presidente da Acia, Vanderlei Faganello, avalia que a partir da Fibrenamics Brazil, Apucarana vai vivenciar um novo patamar. "Uma conquista que vai oportunizar intercâmbio de tecnologia, dar maior visibilidade à cidade como polo nacional do setor, possibilitando aos empresários apucaranenses saírem sempre na frente, criando e sendo melhores do que outros do país", disse.

BOX
TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA
O diretor-geral da UTFPR de Apucarana, professor Marcelo Ferreira da Silva, destaca que Apucarana será a primeira sede no processo de internacionalização da plataforma. "Seremos a primeira cidade fora da Europa a receber um polo da Fibrenamics, que chega com toda a sua expertise. Trata-se de uma conquista de todos, de professores da UTFPR que estiveram em Portugal fazendo doutorado, dos acadêmicos, da Acia, Sebrae, Conecta, empresariado e do poder público", disse Silva.
O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, diz que com a confirmação da chegada da Fribrenamics, Apucarana se posiciona como polo de transferência de tecnologia para o Brasil e para a América Latina. Em parceria com a UTFPR de Apucarana, a plataforma já vem realizando no Brasil uma série de fóruns de discussão sobre inovação e pesquisa através de "lives". Os empresários interessados podem acompanhar a agenda pela rede social facebook no endereço: https://www.facebook.com/Fibrenamics. O roadshow virtual sobre fibras naturais e as suas aplicações mostra os 10 anos do projeto em Portugal.