Associados
Cursos e Treinamentos
Galeria de Eventos
Histórico de Gestão
 Institucional
Diretoria
Estatuto
Regimento Interno
Missão
Mural de Eventos
Observatório Social
Palavra do Presidente
Programa Empreender
Serviços
Galeria de Vídeos
 
Newsletter
 
 
Previsão do tempo
 
 Notícias

POLO EUROPEU DE INOVAÇÃO VAI ATUAR EM APUCARANA
Fonte: Jornal Tribuna do Norte


Apucarana foi escolhida pela Fibrenamics, plataforma multidisciplinar de inovação e pesquisa da Universidade do Minho (UNMinho/Portugal) para instalar sua primeira sede fora da Europa. Atraída pelo do campus Apucarana da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e lincada ao Projeto Conecta Apucarana, a chegada da Fribrenamics Brazil ao município contará com apoio da Prefeitura de Apucarana que, inicialmente irá disponibilizar um espaço para implantação do centro de inovação e pesquisa na área têxtil.
A oficialização do anúncio foi feita ontem pelo prefeito Júnior da Femac durante reunião com representantes da UTFPR, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), do Projeto Conecta Apucarana, e Sebrae. Segundo o coordenador local da plataforma e diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR Apucarana, professor Aloysio Gomes de Souza Filho, a Fibrenamics é uma iniciativa de sucesso e reconhecimento em toda a Europa. "Apucarana ser escolhida para ser sede da Fibrenamics Brazil é uma oportunidade sem precedentes. Certamente vai gerar grandes oportunidades para a indústria de Apucarana, que vai ganhar em pesquisa e inovação", anunciou o professor, que nos últimos anos participou ativamente de ações da Fibrenamics em Portugal.
"Trata-se de uma iniciativa premiada na Europa, com produtos inovadores em fibras patenteados em diversas áreas, como arquitetura, construção civil, esportes, medicina, segurança, transportes, têxtil, dentre outros, e muitos projetos em andamento, que agora chega ao Brasil através de Apucarana para trabalhar a pesquisa e a inovação junto à indústria brasileira, notadamente no setor têxtil e da confecção", pontuou o professor Aloysio Filho. Ao todo, são 45 patentes e produtos inovadores com sucesso no mercado.
A escolha por Apucarana, frisa o prefeito Júnior da Femac, reforça a importância do setor da confecção. "A Fibrenamics não definiu nossa cidade por acaso. Aqui temos a UTFPR com cursos de qualidade voltados ao setor, empresas que têm vocação para a inovação e matéria-prima abundante. Vamos agora buscar um local apropriado para a sua sede", confirmou o prefeito.
O presidente da Acia, Vanderlei Faganello, avalia que a partir da Fibrenamics Brazil, Apucarana vai vivenciar um novo patamar. "Uma conquista que vai oportunizar intercâmbio de tecnologia, dar maior visibilidade à cidade como polo nacional do setor, possibilitando aos empresários apucaranenses saírem sempre na frente, criando e sendo melhores do que outros do país", disse.

BOX
TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA
O diretor-geral da UTFPR de Apucarana, professor Marcelo Ferreira da Silva, destaca que Apucarana será a primeira sede no processo de internacionalização da plataforma. "Seremos a primeira cidade fora da Europa a receber um polo da Fibrenamics, que chega com toda a sua expertise. Trata-se de uma conquista de todos, de professores da UTFPR que estiveram em Portugal fazendo doutorado, dos acadêmicos, da Acia, Sebrae, Conecta, empresariado e do poder público", disse Silva.
O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, diz que com a confirmação da chegada da Fribrenamics, Apucarana se posiciona como polo de transferência de tecnologia para o Brasil e para a América Latina. Em parceria com a UTFPR de Apucarana, a plataforma já vem realizando no Brasil uma série de fóruns de discussão sobre inovação e pesquisa através de "lives". Os empresários interessados podem acompanhar a agenda pela rede social facebook no endereço: https://www.facebook.com/Fibrenamics. O roadshow virtual sobre fibras naturais e as suas aplicações mostra os 10 anos do projeto em Portugal.


Veja também
 
Cotações
ggf
gf
Associações Links Rápidos
Parceiros