Esforço e união dos empresários apucaranenses fizeram entidade surgir no dia 17 de abril de 1949.
Apucarana não era muito mais que um “patrimônio”, como se dizia na época ao se referir às pequenas comunidades. Mas os comerciantes e a classe empresarial já sabiam, naquele início de 1949, que uma entidade precisava ser organizada para unir forças e servir como grande ferramenta em favor do desenvolvimento do município. Nascia a Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA). Vale a pena rever um pouco dessa bela história:
1949
Acontece a primeira reunião da ACIA, no dia 06 de fevereiro. O evento aconteceu na sede do Grêmio Esportivo e Recreativo Apucaranense (GERA). Mário Miranda, representando o comércio de automóveis, conclamou o apoio dos presentes para a fundação da Associação, lembrando que o comércio, a indústria e a lavoura estavam se desenvolvendo rápido no município.
A primeira diretoria
Os primeiros passos para a fundação da ACIA partiram de Mário Miranda, primeiro presidente da entidade. Vice-presidente, Antônio Gonçalves Silva; 1º. secretário, Adriano Corrêa; 2º. secretário, Felipe Alexandre Felipe; 1º. tesoureiro, Ítalo Ado Fontanini; 2º. tesoureiro, Jamil Soni; e vogal, Nicolau Dias de Aguiar. Conselheiros: João Maia, Rubens Pazzanese, Elídio Stábile, José de Almeida, Bichara José Bichara, Adísio Figueiredo dos Santos, J. M. Ribeiro, João Boscardin Jr., Eduardo Benjamin Hosken, Germiniano Candeo e Ribeiro e Otávio Silveira.
A oficialização
No dia 17 de abril de 1949, a ACIA foi oficialmente instituída. Desde então, vem contribuindo de forma permanente para o desenvolvimento de Apucarana.
Os presidentes
1949-52 – Mário Miranda – Automóveis, representação
1952-55 – Eduardo Benjamim Hosken – Farmacêutico e presidente da Comissão Pró-criação do Município
1955-56 – Nicolau Dias de Aguiar – Comprador de algodão
1956-57 – Virgílio Menegazzo – Industrial
1957-63 – Aldo de Deus Marchiori – Cerealista e fazendeiro
1963-65 – Osmar Amaral – Industrial
1965-67 – Sebastião Pareja Linares – Cerealista
1967-69 – Edmundo Henrique de Faw – Contador
1969-71 – Aroldo Alves de Souza – Comprador de café
1971-73 – Heitor Antônio de Souza Pinheiro – Transporte de carga
1973-81 – Felipe Alexandre Felipe – Industrial
1981-89 – Armando Boscardin – Automóveis, representação
1989-91 – João Reis – Comerciante
1991-93 – Milton Geraldo Lampe – Industrial
1993-95 – Rui Montes Santa Cecília – Transporte coletivo
1995-01 – Felipe Alexandre Felipe Neto – Industrial
2001-05 – Ricardo Seixas Amaral – Industrial
2005-09 – Maria Isabel Lopes – Indústria de confecções
2009-13 – Jayme Leonel – Indústria de confecções
2013-17 – Junior Serea – Comerciante
2017-21 – Jayme Leonel – Indústria de confecções
2021-25 – Wanderley Faganello
O Palácio do Comércio
Uma das ações marcantes da história da ACIA foi a construção de um edifício de 15 andares, o Edifício Palácio do Comércio, através de um consórcio entre seus associados e que destinou o último andar para a sede da entidade. A falta de uma sede própria prejudicava o bom desempenho e o atendimento aos seus associados. Quando necessitavam dos serviços da ACIA, eles tinham que se deslocar para pontos diversos.
A diretoria da ACIA, presidida à época por Felipe Alexandre Felipe, decidiu pela construção do Palácio do Comércio, que veio atender a estas necessidades, além de contribuir para o aspecto urbanístico da área central e oferecer inúmeras salas para o setor de serviços da comunidade.
O prédio foi inaugurado no dia 27 de julho de 1978 como símbolo do espírito arrojado e da união da classe empresarial de Apucarana.
Nos 75 anos da ACIA, a entidade mudou sua logomarca. Mais do que uma mudança estética, a nova identidade mostra que associar é mais do que unir forças, é criar uma rede de suporte e crescimento mútuos. Onde juntos avançamos mais rápido e mais longe.
E a ACIA é o lugar de acolhimento onde o crescimento começa. Integrando e inovação com tradição, preparamos o caminho para o futuro.
E tudo começa com um A...A de Apucarana, A de ACIA – Associação Comercial e Empresarial de Apucarana - a casa do empresário Apucaranense.
Em janeiro de 2023, foi lançada a pedra fundamental do Centro Empresarial ACIA. O edifício está sendo construído no terreno das esquinas das ruas Guarapuava e Irmã Eleutéria. Ele contará com 28 andares e 174 salas comerciais e será o maior e mais moderno da cidade com mais de 30 mil metros quadrados de área construída. Incluindo subsolo, térreo, três pavimentos para estacionamento e uma torre de mais 23 andares destinados exclusivamente para as salas comerciais. “Esse projeto, que representa um novo marco histórico para Apucarana, é fruto da união e da contribuição de todos. É preciso valorizar cada degrau e cada obstáculo vencido. É um empreendimento que reforça o protagonismo e a força da ACIA já demonstrados ao longo da história da associação, uma entidade que sempre foi marcada pela união dos associados, tanto é que nunca teve um bate-chapa para definir o seu presidente. É uma obra grandiosa, um motivo de orgulho para todos”, Wanderlei Faganello.
A ACIA criou o Conecta em 2018 com o objetivo de unir os setores públicos, privados e as instituições de ensino. Sua logomarca foi idealizada sobre o conceito do Tangram, um quebra-cabeças geométrico chinês formado por 07 peças soltas, que tem por objetivo o desenvolvimento da criatividade, a elaboração de conceitos e a construção de novas possibilidades, onde a união das peças gera uma transformação única de objetos e conceitos.
Para representar a marca, o “C” do Conecta foi elaborado representando as sete peças do Tangram, onde cada peça representa a união ou conexão de instituições e atores de diversos setores (de tamanhos e formas diferentes) da cidade de Apucarana, que podem resultar em atividades e ações conjuntas que promovem conhecimento, desenvolvimento e sinergia em prol da comunidade que está inserida. Assim o objetivo do Conecta visa através de suas conexões, transformar realidades, promover e criar novas possibilidades, a partir de um ambiente colaborativo de troca de conhecimento, ideias e ações que contribuam para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Apucarana.
O prêmio Mérito Empresarial começou em 2011 homenageando empresários de destaque, escolhidos por entidades representativas da cidade.
Receberam o mérito os senhores Ananias Bittencourt, Luiz Katsutoshi Hirose, José Lebre dos Santos e Prof. Ohya dos Santos.
Após 05 edições, em 2015, o prêmio Mérito Empresarial passou a homenagear os associados que mantém as atividades e estão jubilando a partir dos 10 anos de 05 em 05 anos. Um ato público de gratidão e reconhecimento aos nossos associados que fazem a diferença e apesar das dificuldades e adversidades, mantêm suas empresas em funcionamento há décadas, nos inspirando e inspirando tantas outras gerações.
Em julho de 2011 a ACIA realizou a I Mostra de Festas, uma das realizações mais importantes voltadas a festas e eventos da entidade. Desde a primeira edição, ela cumpriu sua missão de abrir espaço para a realização de bons negócios aos expositores e, ao mesmo tempo, trazer ao público o que há de melhor em termos de suporte e diversidade para a realização de ótimos eventos. Agora com um novo formato, a FEIRA NOIVAS E FESTAS, tem como principal objetivo divulgar os produtos e serviços oferecidos no setor de festas de casamentos, aniversários, formaturas e eventos em geral e mostrar o potencial de Apucarana para o público do nosso município e também de toda a região.
A ACIA sempre preocupada com as questões sociais, lançou em 2010 a CAMPANHA VOTO CONSCIENTE, com objetivo de fazer com que os eleitores apucaranenses valorizem seu voto nas eleições, não votando em branco ou anulando, além de analisar bem os candidatos e fazer uma escolha de maneira bastante consciente.
Em 2011 a entidade promoveu a CAMPANHA DO TRÂNSITO, que visa intensificar as ações em favor da segurança no trânsito com a conscientização de motoristas e pedestres.
E em 2024, a ACIA retomou em parceria com outras entidades, a Campanha MINHA QUADRA LIMPA, um estudo sobre o lixo gerado pelo comércio que agora tem a supervisão de uma consultora do Sebrae, construindo a metodologia que será aplicada desde a separação até a coleta.
Fundado em 2008 através da ACIA, o OSA vem fiscalizando as licitações dos órgãos públicos e atuando em outras causas da comunidade.
Em 2008, foi lançado o Observatório Social de Apucarana (OSA), através da ACIA. De organização apolítica, a entidade nasceu para acompanhar os gastos dos poderes Legislativo e Executivo, entre outras atribuições.
Através do trabalho em conjunto de empresários e ACIA, o SICOOB ALIANÇA é uma cooperativa de crédito que hoje abrange 66 municípios, sendo 55 no estado do Paraná e 11 no Estado do São Paulo, inclusive na Capital.
A ACIA fundou em agosto de 2001 o Centro Moda, uma escola técnica na área de confecção, com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes para o setor. O Centro Moda foi mantido pela ACIA e empresas durante 05 anos, até se tornar campus da UTFPR em maio de 2006. Atualmente o Campus Apucarana possui os cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Química e Tecnologia em Design de Moda.
Sindicato fundado em 08/06/1998. Tem como papel principal, atuar diretamente com os empresários que já estão com as empresas constituídas. O empenho da diretoria da ACIA foi decisivo para que em se instalasse em Apucarana o Sindicato do Comércio Varejista, até então o comércio local estava vinculado ao sindicato com sede em Ivaiporã. Com o apoio da ACIA, a empreitada teve desfecho vitorioso e ganhou novo impulso a partir da sua instalação em dezembro de 2001.
A ACIA intensificou, com a participação de outros municípios da região, a campanha pela duplicação da BR-376, a Rodovia do Café. Um dossiê com mais de 40 mil assinaturas, encabeçado pela ACIA, foi entregue pela presidência à direção geral do DER.
Evento de destaque da ACIA, a FESTOQUE, que foi realizada pela primeira vez em 04 de setembro de 1993 e em sua primeira edição reuniu 42 empresas expositoras, que juntas venderam mais de 15 milhões de cruzeiros na época. Rapidamente se tornou uma das mais bem sucedidas iniciativas da ACIA. Atualmente, a maior feira de ponta de estoque da região.
A ACIA adquiriu em 1987 da Viação Garcia, o terreno localizado na esquina das ruas Guarapuava e Irmã Eleutéria. Este investimento possibilitou a construção do maior empreendimento comercial da história de Apucarana. O Centro Empresarial ACIA é um sonho de muitas diretorias, que se tornou realidade na gestão dos presidentes Jayme Leonel e Wanderlei Faganello. Uma obra de 28 pavimentos, com previsão de entrega para 2028 e que será a nova casa da ACIA.
Os serviços da Junta Comercial do Paraná encontravam-se centralizados em Curitiba, o que dificultava o atendimento a todas as pessoas que necessitavam deles. Isso levou a ACIA a reivindicar em 1982 a instalação do Escritório Regional, que funcionava junto às suas instalações, inclusive com implantação da Junta “On Line”, desde 1994. Isso reduziu o prazo de registro de empresas que era de 15 dias, para 03 dias. Toda a documentação passou a ser emitida em Apucarana, tanto demandas da cidade quanto da região.
Associados da ACIA se uniram para a construção do Edifício Palácio do Comércio em 1978.
Em seus primeiros anos, a ACIA se destacou por desencadear uma grande campanha junto às autoridades para implantação de um sistema eficiente de energia e iluminação. De 1934 até a década de 50, medidas paliativas como lampião Petromax, lamparina, máquina a vapor e usinas de motores a diesel eram utilizados diante da falta dela. Algumas tentativas de trazer energia de Londrina foram feitas, mas sem sucesso. Somente em 1961, a ACIA conseguiu de fato trazer para Apucarana a concessão de energia vinda da Usina Salto Grande que fica na região de Londrina. Na mesma época, a ACIA ainda conquistou a agência dos correios e o serviço telefônico.
A história da ACIA começa com sua primeira reunião em 06 de fevereiro de 1949. Na época, a ACIA era chamada de Associação Comercial, Industrial e Rural, sendo criada graças ao rápido desenvolvimento que o comércio, a indústria e a lavoura estavam demonstrando no município. Foi assim, reunindo e agregando pessoas e ideias que nasceu a ACIA. A união dos empresários pioneiros na associação comercial foi consolidada em 17 de abril de 1949. Ação fundamental para as grandes conquistas nos anos seguintes.
Associações
Parceiros
Links rápidos
Rua Dr. Oswaldo Cruz, 610, 15º Andar
Apucarana, PR
Rua Dr. Oswaldo Cruz, 610, 15º Andar
Apucarana, PR