ACIA comemora 74 anos de olho no futuro

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana completou nesta semana 74 anos.
Fundada em 17 de abril de 1949, a ACIA, é uma das mais importantes entidades de classe do município. Possui hoje, mais de 1100 associados, dos mais diversos segmentos.
Para comemorar a data, A ACIA, reuniu seus diretores na noite desta segunda-feira, para sua reunião ordinária. “Temos muito o que comemorar. Desde a fundação de Apucarana, a ACIA, esteve presente nas principais conquistas locais. Desde a conquista da energia elétrica até a luta pela duplicação das rodovias”, destaca Faganello.
Durante a reunião de aniversario, o presidente ainda destacou os projetos futuros da entidade. “Estamos entrando no ano 75. Temos muito trabalho pela frente. A ACIA conecta o passado, o presente pensando no futuro de Apucarana”, ressalta Faganello.

Confira a palavra completa do presidente:
Hoje é um dia muito especial, é um momento de grande alegria para todos nós da Associação Comercial e Industria e de serviços de Apucarana, a ACIA.

Estamos aqui para comemorar os 74 anos da entidade, a ACIA que ao longo destes anos todos sempre foi uma entidade agregadora de lideranças que promoveu grandes conquistas para a comunidade de Apucarana.

A ACIA é um símbolo da força e do empreendedorismo da cidade de Apucarana, e uma fonte de inspiração para todas as pessoas que desejam trabalhar para o desenvolvimento e a prosperidade de suas comunidades.

É com muito orgulho que celebramos esta data, honrar as muitas realizações, a importância do papel fundamental da ACIA na história do desenvolvimento econômico e social de nossa cidade ao longo dos anos.

Desde a sua fundação em 1949, a ACIA tem trabalhado incansavelmente para apoiar e fortalecer os negócios locais, promovendo o crescimento econômico, a inovação e a prosperidade da comunidade.

Também ao longo dos anos, a ACIA tem sido liderada por muitos homens e mulheres notáveis, cujas visões e comprometimentos ajudaram a transformar a ACIA em uma das associações comerciais mais respeitadas e influentes do país.

Com dedicação, comprometimento e trabalho duro, a ACIA conseguiu conquistar muitos objetivos importantes.
Dentre suas conquistas, podemos destacar a luta pelo fortalecimento da economia local, a promoção da formação de mão de obra qualificada, a luta pela redução da carga tributária e a promoção de uma cultura empreendedora na região.
Além disso, a ACIA tem sido fundamental na defesa dos interesses dos empresários locais, trabalhando para criar um ambiente de negócios mais favorável e atraente para as empresas da região. Graças a esses esforços, a ACIA tem conseguido influenciar políticas públicas e criar condições para o desenvolvimento econômico e social de Apucarana.
Quando olhamos para o passado, podemos destacar alguns dos eventos mais importantes que a ACIA participou, como a criação do Banco Sicoob, que nasceu das lideranças da entidade e se tornou uma importante cooperativa de crédito que hoje abrange 66 municípios, sendo 55 no estado do Paraná e 11 no Estado do São Paulo, inclusive na Capital.
Também não podemos deixar de citar a criação do Centro Moda, uma escola técnica na área de confecção, que se tornou a UTFPR Apucarana, com cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Química e Tecnologia em Design de Moda. Isso só mostra o quanto a ACIA se preocupa em investir em educação e capacitação profissional em nossa cidade.

Além disso, em 1993 foi lançada a FESTOQUE, um evento anual que até hoje é um sucesso e que comemoramos agora seus 30 anos com 28 participações.

Também em 1996, a ACIA intensificou, com a participação de outros municípios da região, a campanha pela duplicação da BR-376, a Rodovia do Café, entregando um dossiê com mais de 40 mil assinaturas à direção geral do DER.
E não podemos esquecer que a ACIA foi decisiva para que se instalasse em Apucarana o Sindicato do Comércio Varejista, que até então estava vinculado ao sindicato com sede em Ivaiporã. E em 1999, nasceu o Shopping Centro Norte, um dos maiores empreendimentos já realizados em Apucarana.

Mas não é apenas pelo que já foi conquistado que estamos aqui hoje.
Estamos também celebrando novas conquistas, como a criação do CONECTA APUCARANA que há 5 anos vem desenvolvendo com as lideranças acadêmicas, setor público e sociedade civil um papel importante na inserção da cultura da INOVAÇÂO em nosso município, criando assim uma matriz econômica para a área de tecnologia e inovação, e,
não podemos deixar de falar do lançamento do prédio do CENTRO COMERCIAL DA ACIA. Um novo marco para a ACIA, Inovação em conceito de ambiente comercial agregado de modernidade na estrutura preparada para o empresário empreendedor e empresas afins do setor público que agregam no entorno da ACIA.
Esses novos empreendimentos certamente trarão ainda mais benefícios para a cidade e para a nossa comunidade empresarial.
Portanto, quero aproveitar esta oportunidade para parabenizar a ACIA por seus 74 anos de existência e por suas muitas realizações ao longo dos anos. Que esta organização continue a ser uma força motriz para o desenvolvimento econômico e social de Apucarana e da região, e que ela continue a inspirar e apoiar as empresas e empreendedores locais.
Quero aqui finalizar e agradecer a todos os nossos diretores presidentes que muito contribuíram para estes avanços e destaques para a nossa ACIA, bem como a todo nosso grande time de retaguarda

Que todos possamos trabalhar juntos para manter viva a chama da ACIA, honrando seus líderes do passado e olhando para o futuro com esperança e determinação.
Que se inicie a partir e hoje um novo ciclo, o ano 75 da ACIA

Parabéns a todos, Parabéns ACIA!

Anterior Palestra Internacional