Atendimento (43) 3162-4300

Apucarana tem quatro áreas com potencial de crescimento

Apucarana tem quatro áreas com potencial de crescimento

Foi apresentado nesta semana a atualização do Mapeamento do Ecossistema de Inovação, que é um estudo que está sendo feito desde 2020 em Apucarana. Este trabalho faz parte das ações desenvolvidas pelo Conecta e Sebrae, que realizou o levantamento de dados e apontou quatro áreas com oportunidades para se empreender e para o desenvolvimento científico/tecnológico no município e na região.
O presidente do Conecta e da ACIA, Wanderlei Faganello, detalha que o mapeamento mostra o setor de mecânica e automação, agronegócio, computação e produção de químicos e materiais como nichos a serem investidos. “A atualização do mapeamento é importante, porque norteia o caminho das ações que vamos definir. Lembrando que o Conecta tem apenas 5 anos e é um trabalho gradativo que estamos fazendo entre os setores públicos, universidades e escolas com o setor privado”, explica Faganello.

Atualização
O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, diz que o mapeamento leva em consideração vários fatores. Entre eles, o potencial de ciência, tecnologia e inovação. “São levados em consideração o número de cursos de graduação e pós ofertados no município. E se eles atendem o eixo econômico geográfico, entre outros pontos”, reforça.
Com base nessas informações, Apucarana atingiu nos últimos três anos um grau de maturidade. “Saímos de 12,42 para 14,54. Um aumento de 17%. Todos esses esforços podem levar em breve a cadastrar Apucarana a ter um Parque Tecnológico e de Inovação, junto a Secretaria de Estado da Tecnologia”, diz Tiago.

Apresentação
A apresentação do mapeamento atualizado foi conduzida pelo coordenador da Regional Norte do Sebrae (Londrina) para Estratégias de Desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação, Heverson Feliciano. Ele parabenizou as lideranças do Conecta pelos cinco anos. “Vale ressaltar que, em data recente, Apucarana venceu em âmbito estadual as duas categorias – ensino fundamental e médio -, do Ideathon. E, esse resultado, deixa evidente que em Apucarana existe um ambiente favorável para a inovação, com apoio da Acia, da Prefeitura, do Sebrae, Universidades, faculdades e outros segmentos organizados”, enalteceu Feliciano.
O prefeito Júnior da Femac avalia que diversos avanços ocorreram nestes últimos anos dentro do Conecta Apucarana. “O Conecta Apucarana vem se consolidando como importante instrumento de desenvolvimento econômico e social, além de apontar novos caminhos para a melhora da competitividade, da geração de empregos e renda das empresas locais. Por isso, a administração tem dado respaldo ao Conecta, através do Fundo Municipal de Inovação, do Programa de Estímulo ao Empreendedorismo e a Inovação; do Programa Sandbox, entre outras”, diz o Prefeito.
Participaram ainda desta reunião representantes da prefeitura, incluindo os secretários Jossuela Pirelli (assistência social), Gentil Pereira (meio ambiente), Gerson Canuto (agricultura) e Mauricio Borges (comunicação), além de Carlos Mendes (superintendente de inovação) e de Aloysio Gomes (UTFPR).

Anterior 97% dos paranaenses desaprovam o aumento do ICMS
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana.

Acia

Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º Andar Apucarana, Paraná
Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Encarregados de dados

SPC

Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º Andar Apucarana, Paraná
Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Horário do comércio

20:41
23 de fevereiro de 2024
Segunda 09:00 - 18:00
Terça 09:00 - 18:00
Quarta 09:00 - 18:00
Quinta 09:00 - 18:00
Sexta 09:00 - 18:00
Sábado 09:00 - 13:00
Domingo Fechado

Acia Apucarana © 2023. Todos os direitos reservados. By Hecko.