Com a chegada do Dia das Mães, os lojistas de Apucarana podem ficar atentos às tendências de consumo para planejar suas estratégias de vendas. Recentemente, a Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA) divulgou uma pesquisa que revela as intenções de compra dos consumidores locais para essa data tão especial.
Na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, o presidente da ACIA, Elio Pinto, o vice-presidente Jayme Leonel e a professora pesquisadora Larissa Balan participaram de uma entrevista na Rádio 98 FM, destacando pontos importantes do levantamento. Segundo Elio Pinto, essas informações são essenciais para que os empresários possam atuar de forma mais estratégica. “Perde-se muito tempo e dinheiro fazendo as coisas no achismo. O mercado e o desejo do consumidor mudaram, por isso, a ACIA investe em informações para seus associados”, afirmou.
Larissa Balan explicou que o ticket médio dos presentes em Apucarana deve ficar entre 100 e 200 reais, mas há uma grande faixa de consumidores que pretende gastar entre 50 e 100 reais. “Os lojistas precisam informar seus clientes que possuem produtos nessa faixa de preço, para facilitar a escolha e aumentar as vendas”, alertou.
Outro dado importante é que mais de 27% dos consumidores ainda estão indecisos. Apesar de roupas, calçados e perfumes serem os produtos mais indicados para presentear as mães, uma parcela significativa ainda não decidiu o que comprar. Nesse momento, a estratégia do lojista faz toda a diferença para convencer e atrair esse público, levando em conta fatores como idade, sexo e faixa de preço, conforme apontado na pesquisa.
Os números também trazem boas notícias para os comerciantes: mais de 80% dos consumidores pretendem fazer suas compras nas lojas físicas. Essa preferência se deve ao valor afetivo que as compras presenciais do Dia das Mães e Natal carregam. “Quem presenteia nessas datas, quer facilitar uma futura troca do presente. Essa é uma oportunidade que o lojista deve aproveitar para fidelizar o cliente, além de potencializar uma segunda venda”, destacou Larissa.
Elio Pinto reforçou que a pesquisa completa está disponível para os associados da ACIA. Para acessá-la, basta agendar uma visita pelo telefone 3162-4300, onde o departamento de marketing ou a própria pesquisadora Larissa podem fazer uma apresentação detalhada.
“Com essas informações em mãos, os lojistas de Apucarana podem se preparar melhor para atender às expectativas dos clientes e garantir um Dia das Mães de sucesso”, conclui o presidente Elio Pinto.
