Centro Empresarial ACIA usa máquina gigante para a fundação

O maior empreendimento comercial da história de Apucarana, só poderia usar algo gigantesco para sua fundação.
A SPE contratou uma super perfuratriz, de mais de 70 toneladas, que demorou 4 dias para ser montada.
O engenheiro civil Raphael Parra, responsável técnico da empresa contratada para realizar o trabalho de fundação, explica que a perfuratriz tem capacidade para chegar a até 25 metros de profundidade. O equipamento irá realizar o processo chamado de “estaca escavada”, com perfurações entre 70 cm e 1 metro de diâmetro. São pelo menos 144 estacas previstas no projeto.
“Esse tipo de fundação é diferente da convencional, na qual é usado um caminhão com uma estaca e tem o trabalho limitado ao nível de água. Com essa perfuratriz, é possível passar pelo nível de água e ainda chegar a profundidades onde a resistência é maior, até mesmo na rocha, se necessário”, assinala.
Outro ponto importante, segundo o engenheiro civil, é a segurança. “Esse tipo de perfuração acaba eliminando aquele serviço, que o pessoal usava muito, de descer um operário em um tubulão para alargar a base, o que gerava risco de soterramento. Com esse sistema, isso não ocorre”, afirma. O equipamento deve ficar entre 30 e 60 dias na cidade, dependendo do rendimento dos trabalhos.

Com 28 andares, o Centro Comercial ACIA assumirá o posto de maior e mais moderno edifício da cidade. O prédio contará com 174 salas comerciais e prevê um investimento total de R$ 60 milhões. São 30 mil metros quadrados de área construída, incluindo subsolo, térreo, três pavimentos para estacionamento e uma torre de 23 andares destinada exclusivamente para as salas comerciais. A construção, que prevê itens inovadores para a cidade, como elevadores inteligentes e controle eletrônico de acesso, está prevista para ser concluída em 2028.
Das174 salas comerciais, 120 já foram comercializadas. Todo o térreo do prédio será destinado à ACIA, que instalará no local sua nova sede, deixando o Palácio do Comércio. Realizada em sistema de condomínio, a construção é administrada pela SPE (Sociedade de Propósito Especifico), empresa criada para gerir o empreendimento e prestar contas aos investidores.

Não fique de fora do maior centro comercial da história de Apucarana🙏

✅️ Realização: SPE e @acia_apucarana
✅️ Construtora: @idaconstrutora
✅️ Arquiteto: @britici_aquitetura