Atendimento (43) 3162-4300

Comitiva vai a Brasília pedir curso de Medicina para atender região

Comitiva vai a Brasília pedir curso de Medicina para atender região

Uma comitiva de lideranças da região esteve nesta quinta-feira (21) em Brasília para discutir a instalação de um curso de medicina em Apucarana (PR), visando atender os municípios da 16ª Regional de Saúde (RS).
A missão foi liderada pelo prefeito Júnior da Femac e o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Lauro Júnior, que foi recebida pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A audiência foi agendada pela deputada federal Gleisi Hoffmann, por intermédio do deputado estadual Arilson Chiorato.

A audiência teve por objetivo reivindicar um curso de Medicina para Apucarana, por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, visando contemplar todos os municípios que integram a 16ª Regional de Saúde. Também integraram a comitiva que discutiu a demanda com o ministro da Educação, os prefeitos de Rio Bom, Moisés Andrade; e de Marumbi, Adhemar Rejani (vice-presidente do Cisvir).

Participaram ainda o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello; os secretários municipais de Apucarana, Emídio Bachiega (Saúde), e Jossuela Pirelli (Assistência Social); e o superintendente de Saúde de Apucarana, o médico Odarlone Orente.

Com sede em Apucarana, a 16ª Regional de Saúde, do Governo do Paraná, abrange outros 16 municípios, incluindo Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabáudia e São Pedro do Ivaí.

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, avaliou que a audiência com o ministro Camilo Santana foi muito produtiva. “O ministro nos atendeu por quase uma hora e fez questão de ouvir os argumentos de todos os integrantes da comitiva de Apucarana e do Vale do Ivaí”, relatou o prefeito, manifestando ainda sua confiança na conquista do curso de Medicina para Apucarana e municípios ligados à 16ª RS.

O presidente da Amuvi e prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior, fez um breve relato das carências da região, notadamente, de profissionais de várias áreas da medicina. “Em nome do Vale do Ivaí, reiteramos nosso apoio ao curso de Medicina pelo Programa Mais Médicos em Apucarana”, frisou Lauro Júnior.

O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, destacou ao ministro Camilo Santana a importância de Apucarana em dispor da graduação em Medicina, como forma de manter na cidade e região, principalmente, os jovens que buscam a oferta desse curso em outras regiões e até em outros estados. “Hoje temos graduação em cinco opções na área de engenharia, por meio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e isso já contribuiu muito para fortalecer o pólo universitário de Apucarana”, avalia.

O prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani, também argumentou a dificuldade dos municípios do Vale do Ivaí em manter médicos. “O curso de Medicina em Apucarana, com certeza, mudaria esse cenário em favor dos pequenos e médios municípios do Vale do Ivaí”, frisou Rejani.

O secretário de Saúde de Apucarana, junto com o superintendente Odarlone Orente, informou ao ministro Camilo Santana que Apucarana já oferta residência médica e multiprofissional. Ambos destacaram ainda que a região precisa com urgência de mais médicos para atender a crescente demanda. “Dispomos de toda a estrutura necessária para o bom funcionamento do curso de Medicina”, assinalou Emídio Bachiega.

O deputado estadual Arilson Chiorato enalteceu a postura do ministro da Saúde, Camilo Santana, que recebeu as lideranças de Apucarana e região com muito carinho e cortesia. “Ao lado da deputado federal Gleisi Hoffmann vamos lutar com todas as nossas forças para garantir a conquista do curso de Medicina para Apucarana e o Vale do Ivaí”, afirmou Chiorato.

fonte: ass. pma

Anterior Alunos recebem prêmio por criação de projeto inovador em Apucarana
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana.

Acia

Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º Andar Apucarana, Paraná
Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Encarregados de dados

SPC

Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º Andar Apucarana, Paraná
Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Horário do comércio

19:55
23 de fevereiro de 2024
Segunda 09:00 - 18:00
Terça 09:00 - 18:00
Quarta 09:00 - 18:00
Quinta 09:00 - 18:00
Sexta 09:00 - 18:00
Sábado 09:00 - 13:00
Domingo Fechado

Acia Apucarana © 2023. Todos os direitos reservados. By Hecko.