Ensino superior de Apucarana é destaque nacional

Apucarana esta se tornando um polo de inovação e tecnologia. Treze cursos de ensino superior do município foram destacados no Guia da Faculdade 2022, divulgado no início deste mês. O levantamento é realizado em parceria pelo jornal Estado de S. Paulo (Estadão) e a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do país. Dois cursos receberam “5 estrelas”, cinco cursos “4 estrelas” e seis cursos “3 estrelas”.
O presidente da ACIA e do Conecta, Wanderlei Faganello, explica que isto é uma vitória para toda a comunidade. “Temos ótimas instituições de ensino, que atraem estudantes do Vale do Ivaí e do Brasil. Com estas notas da pesquisa, iremos com certeza ter mais estudantes de fora, o que movimenta a economia local, traz novas empresas em busca desta mão de obra capacitada e pode até criar uma nova matriz econômica em Apucarana”, frisa Faganello.
A pesquisa avaliou mais de 17 mil graduações de todo o Brasil, entre cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, nas modalidades presenciais e de ensino a distância (EaD), de instituições de ensino superior públicas e privadas, cadastradas no Ministério da Educação (MEC).
Como foi a avaliação
Foram levados três aspectos qualitativos como critérios de avaliação: projeto pedagógico, que analisa as características das propostas de ensino dos cursos; corpo docente, que considera o perfil de professores, e infraestrutura, que avalia as condições de materiais e equipamentos utilizados.
Em Apucarana, os dois cursos com nota máxima (5 estrelas) são da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Design de Moda e Engenharia Civil. A instituição também tem três cursos com 4 estrelas: Engenharia Química, Engenharia Têxtil e Química. Também receberam 4 estrelas os cursos de Sistemas de Informação, da Faculdade de Apucarana (FAP) e Letras (Português), do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Com três estrelas foram classificados Administração, da FAP; Turismo e Negócios, Ciência da Computação, Pedagogia, Matemática e Secretariado Executivo Trilíngue, da Unespar/Apucarana.
“Vemos que as Universidades que estão na governança do Conecta foram pontuadas. Isto mostra que estamos no caminho certo. A ACIA, através do CONECTA APUCARANA, tem investido em tecnologia e inovação, tanto que acabamos de realizar o “Você Conectado ao Futuro”, juntamente com o Sebrae, Prefeitura e a governança. Já temos um Conselho Municipal de Inovação e sabemos que em breve Apucarana será celeiro de educação, de profissionais técnicos e universitários que serão disputados no mercado nacional”, conclui Faganello.

Anterior Projeto arquitetônico do Centro Empresarial é concluído

27 de julho de 2024