Marco para inovação é sancionado em Apucarana

Dois passos importantes, considerados “marcos da inovação” em Apucarana foram sancionados nesta segunda-feira (03), pelo prefeito Junior da Femac.
O evento aconteceu no gabinete municipal e reuniu o presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, a governança do Conecta Apucarana, vereadores, secretários e outras autoridades.
Faganello, que também preside o Conecta, explica que no marco estão inclusas a Lei SandBox e o Programa Empreendedorismo Inovador. “Ambas eram pedidos da nossa governança para facilitar ou acelerar alguns processos. Principalmente a desburocratização na hora de abrir empresas inovadoras, como startups, por exemplo. E também para se ter acesso ao Fundo Municipal de Inovação”, elenca Faganello.
Tanto a Lei de SandBox quanto o Programa de Empreendedorismo foram aprovados na última semana na Câmara de Vereadores. “Realizamos muitas visitas ao legislativo e ao executivo para defender estas pautas. Haja vista que o ecossistema de inovação de Apucarana está crescendo e necessitava dar estes passos. Sensibilizado com a importância destes projetos o Prefeito sancionou o mais rápido possível. Por isso, queremos muito agradecer tanto aos vereadores, quanto ao próprio prefeito por agilizar a aprovação destas leis”, destaca Faganello.
O professor Leonardo Sartori, membro da governança do Conecta, diz que ambos os projetos sancionados hoje vão facilitar a vida do empresário. “Com a Lei Sandbox, qualquer pessoa que tenha uma ideia de negócio inovador, consegue abrir sua empresa de forma mais rápida. Já o Programa Empreendedorismo Inovador, direciona recursos do Fundo Municipal de Inovação para que pessoas físicas que comprovem ter mais de 18 anos e vínculo com o município de Apucarana, possam pleitear verbas para desenvolvimento de seus negócios”, comemora Leonardo, vice diretor da Unespar.
Já o consultor do Sebrae, Tiago Cunha, analisa que a Apucarana passa viver um momento histórico. “Passa a vigorar a partir de agora duas leis que vão incentivar o empreendedorismo e a inovação em Apucarana. Vão estimular a criação de novos negócios e ajudar a desenvolver ainda mais os existentes”, frisa Cunha.
O prefeito, Junior da Femac, conclui dizendo que o município, através do Conecta da ACIA, vem ajudando a destacar Apucarana nacionalmente. “Por isso, entendemos e sancionamos essas leis, que vão contribuir para a economia do município, seja na geração de emprego, seja em novas formas de produtos ou serviços para atender a população de Apucarana”, diz Junior.

Anterior Apucarana Futsal apresenta novo técnico na ACIA