Obras movimentam terreno do Centro Empresarial ACIA

Duas etapas importantes estão em andamento no terreno onde será construído o maior empreendimento comercial da história de Apucarana.

O presidente da SPE, Jayme Leonel, comanda a governança do condomínio e explica que para construir o Centro Empresarial ACIA está sendo realizada neste momento o processo de sondagem do solo. “Contratamos uma empresa especializada para fazer este processo, que consiste no reconhecimento e caracterização do terreno. É a forma de conhecer e classificar as diferentes camadas do solo, ver o nível do lençol freático e a capacidade de carga ou resistência do terreno em várias profundidades. Hoje em dia, é um pré-requisito fundamental para finalizar o projeto estrutural do edifício, garantindo o sucesso e segurança da obra e das construções em seu entorno”, diz Leonel.

Ao mesmo tempo uma segunda etapa está sendo feita nesta quinta-feira (17) com uma terraplenagem inicial. “Durante o dia todo serão retirados do terreno mais de 1.000 toneladas de terra. É equivalente a 60 caminhões em fila ou 600 metros cúbicos de carga. São números impressionantes para um dia de serviço. O volume total a ser retirado na obra da fundação do Centro Empresarial vai ser muito maior, mas o de hoje era necessário para ajudar no processo de sondagem do solo, antes do início das obras propriamente ditas”, destaca Leonel.

Neste período, outras etapas para a execução do prédio estão sendo adiantadas. “Tivemos um longo e necessário processo de validação do projeto arquitetônico final, bem como tramites burocráticos a serem vencidos até o momento. E as reuniões com a equipe de engenheiros continuam a fim de fazer os ajustes finais na parte estrutural, elétrica e hidráulica. Enquanto todos esses projetos complementares não forem concluídos, a fundação e o restante da construção não começam. Nos próximos dias começamos a visitar e orçar fornecedores de vidros, ferragens, entre outros materiais que necessitam ser encomendados.”, conclui Leonel.

Anterior ACIA apoia futsal feminino de Apucarana em jogo da final

27 de julho de 2024