Uma importante ação voltada para o comércio varejista foi realizada pela ACIA e pelo SEBRAE, na noite desta sexta-feira (11/04). As entidades trouxeram em Apucarana, um dos melhores especialistas do Brasil em técnicas de vendas do momento, em um evento que reuniu mais de 500 participantes no auditório da ACEA.
O presidente da ACIA, Elio Pinto, explica que a Associação tem uma programação para 2025, que vai atender não só o varejo, mas também a indústria e o setor de serviços. “Esta palestra visa renovar o conhecimento das equipes e líderes de vendas das empresas. O palestrante é mentor de grandes grupos e desmistifica que só preço baixo vende. Quem vende é o vendedor”, ressalta Elio Pinto.
O consultor Tiago Cunha, responsável pelo Sebrae em Apucarana, destaca que o papel das entidades é promover e desenvolver às empresas através dos treinamentos e capacitações. “Eventos como desta noite, e tantos outros que realizamos através do Ponto de Atendimento ACIA/SEBRAE tem capacitado dezenas de empresários. O conhecimento é o diferencial para superar qualquer desafio”, diz Tiago.
A palestra
O palestrante, Gustavo Malavota, é Mestre em Gestão e Desenvolvimento, com mais de 15 anos de experiência em treinamento de vendas. “Apresentamos na palestra várias técnicas e dicas que vão ajudar os participantes no momento de atender até o fechamento da venda. A empresa precisa entender que o negócio dela é vender e para isso precisa de uma equipe treinada”, diz Malavota.
Uma pesquisa da Harvard Business diz que 70% dos funcionários relatam que não tem habilidade para exercer sua atividade. “Isso é preocupante, 60% do tempo a equipe de vendas usa para fazer outra coisa. O atendimento ao cliente não uma é técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada. Temos que fazer o básico bem feito e oferecer uma experiência personalizada. Não adianta baixar o preço, quando o atendimento é ruim. É necessário criar uma experiência com o cliente e as empresas que entendem isso vendem mais e pelo preço que querem”, conclui Malavota.
O conselheiro da ACIA, Wanderlei Faganello, adianta que na próxima semana serão divulgados os dados da pesquisa de intenção de compras do Dia das Mães. “É mais uma ação voltada para o comércio varejista, onde vamos apresentar informações que vão nortear os empresários a montar suas estratégias de marketing para esta data tão importante”, diz Faganello.
