Copel atende cobranças de empresários da ACIA

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), reuniu nesta segunda-feira (01/04), o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfalli, empresários, diretores da entidade, além de representantes do Sivale e Sivana.
O encontro foi intermediado pelo Secretário de Saúde do Estado do Paraná e Deputado Federal, Beto Preto e faz parte de um trabalho que a ACIA começou no início do ano junto a Copel. “Procuramos a Copel, representando os interesses dos nossos associados que vinham sofrendo com as constantes quedas de energia em Apucarana. Isso causa grandes prejuízos para as empresas, que tiveram máquinas danificadas e produção paralisada”, diz o presidente da ACIA, Wanderlei Faganello.
Durante a reunião, empresários dos parques industriais Leste, Norte, Sul e Oeste relataram para o diretor da Copel os principais problemas na rede. “No parque industrial norte, a volta após a queda de energia é intensa. Tanto que chega a queimar os equipamentos. E como estamos distantes do centro, existe uma demora no atendimento”, disse o empresário Ricardo Amaral.
A presidente do Sivale, Elizabete Ardigo, ressalta que outro ponto importante são as manutenções. “Precisamos ser informados das manutenções com antecedência. Podemos remanejar a produção, trocar ou dispensar o turno. O que não podemos é ficar com a empresa parada por causa disso também”, diz Elizabete.
O empresário José Dionisio Mendes, do Parque Industrial Oeste, disse ao diretor que a rede existente não foi projetada para suportar as empresas que lá estão. “É necessário a troca dos cabos e fazer demais ajustes para que as empresas sejam atendidas sem que tenha quedas de energia e prejuízos”, diz José Dionisio.
Problemas detectados pela Copel
O diretor da Copel, Maximiliano Andres Orfali, ouviu todos os empresários e disse que a empresa está disposta a fazer todos os investimentos necessários para solucionar os problemas em Apucarana. “Temos aqui quatro problemas claros, que estaremos trabalhando na Copel. O primeiro é a Variação de Tensão, que não pode passar de 5%. Resolvemos fazendo troca de cabos, cruzetas, etc. O segundo é a Queda de Energia, que pode ser por queda de poste, cabo rompido, queda de arvore, etc. Aliás, as árvores sobre a rede são os maiores geradores de falta de energia no Paraná. O terceiro ponto é a Frequência Momentânea, que são as piscadas de luzes. Porém, isso são os aparelhos da Copel trabalhando para normalizar algum problema na rede. Porém, isso pode causar essas reclamações. E, por último, a Oscilação ou mergulho de tensão. Esse é complexo e precisamos trabalhar junto aos consumidores para regular os equipamentos”, explicou o diretor da Copel.
Investimentos em Apucarana
O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, entregou para o diretor da Copel um laudo que a entidade contratou junto a um Engenheiro Eletricista. “Ele mapeou os principais problemas da rede da cidade e também dos parques industriais. Nosso objetivo é sempre trabalhar em prol dos nossos associados. Este relatório ajudará a Copel a enxergar tecnicamente as falhas”, detalha Faganello.
O diretor da Copel, Maximiliano Andres Orfali, anunciou a liberação de R$ 76 milhões para a construção de uma nova subestação de energia, na companhia do secretário de Saúde, Beto Preto.
“A nova subestação, batizada de Jardim Figueira II, substituirá a antiga estação no Jardim Figueira. É uma unidade moderna, que vai trazer mais segurança e confiabilidade ao sistema de toda região”, disse Maximiliano Andres Orfali, diretor-geral da Copel Distribuição.
Segundo ele, a obra já começou no Jardim Primavera e deve ficar pronta entre dois e três anos. “A nova subestação vai trazer grandes benefícios. Será totalmente digitalizada, com três alimentações, com uma tensão de 138 mil volts”, conclui.
O Secretário e Deputado Federal Beto Preto falou que estava muito feliz por tantos investimentos que Apucarana está recebendo. “São investimentos que merecem ser festejados e celebrados. São R$ 121 milhões, no total: R$ 76 mi da Copel, R$ 22 mi para construção de uma nova escola, R$ 11 mi para asfalto e R$ 12 mi para o hospital. É um dos dias mais importantes para mim. A gente conseguiu juntar os esforços, com apoio do governador Ratinho Junior. Estou muito feliz”, completou Beto Preto.

Anterior Conecta amplia sua força com novos membros