Atendimento (43) 3162-4300

Dia traz reflexão sofre a posição da pessoa com Down no mercado de trabalho

Dia traz reflexão sofre a posição da pessoa com Down no mercado de trabalho

O dia 21 de março é a data mundial da Síndrome de Down. Em Apucarana, A Associação Download realiza um trabalho de assistência às pessoas com essa condição genética, que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois.
A publicitária Luiza Acosta, tem a síndrome e ministrou uma palestra na sede da associação para empresários e convidados. “Temos na sociedade um preconceito sobre pessoas com Down. Se perguntarmos para qualquer um se ela é preconceituosa, a resposta será não. Mas porque temos tanta dificuldade de nos inserirmos no mercado de trabalho? Isso se deve porque os conceitos já estão instaurados no repertório cultural do indivíduo e quebrar esta visão de mundo leva-se muito tempo e discussão”, explica Luiza.
O jornalista Claudemir Hauptman, complementou a palestra trazendo informações sobre essa questão no mercado de trabalho. “No Brasil 19% da população são PCD. A taxa de analfabetismo é de 4%, mas entre as pessoas com deficiência, esta taxa sobe para 19.5%. Apenas 50% daqueles que se formam no ensino superior chegam ao mercado de trabalho, e com uma base salarial com cerca de 30% menor se comparada com uma pessoa sem deficiência,” alerta Claudemir.
Umas das soluções, segundo o jornalista, foi a política de cotas. “Porém, as empresas só querem cumprir as regras. Quando na verdade há vários outros benefícios na contratação de uma pessoa com Down ou PCD. A melhoria na capacidade social e transformação do meio; ganho significativo da imagem; melhoria no clima organizacional, pois toda empresa inclusiva reforça o espírito de equipe”, pondera Claudemir.
O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, falou em nome dos empresários e disse que a entidade apoia esta causa. “Sempre estamos participando e auxiliando a Associação Download e precisamos quebrar esses paradigmas. A inclusão é a oportunidade de enxergar o mundo com mais amor e empatia”, diz Faganello.
O diretor da ACIA e presidente do Ferra Mula, Reinaldo Zaneti, entregou em nome dos ferramulinos uma doação de R$ 5.000,00 para a Associação Download. “Reconhecemos o trabalho desta instituição e não poderíamos deixar de atender e apoiar. Em nome do Ferra Mula ficamos muito felizes em ajudar”, diz Zaneti.
A presidente da Associação Download, Fabíola Acosta, agradeceu o apoio da ACIA, a doação feita pelo Ferra Mula e a presença de todos no evento de hoje. E convidou os interessados em colaborar com a Download para entrar em contato. “Estamos na Rua Lapa, logo abaixo da Prefeitura. Damos assistência as famílias com Down e temos várias ações e profissionais como Fono, Psicólogas, Assistentes Sociais, entre outros, para amparar tanto as crianças quanto os pais”, diz Fabíola.
O telefone da Associação Download é o (43) 99958-4608.

Anterior Engenharia da Computação da UTFPR Apucarana recebe nota máxima do MEC
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana.

Acia

Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º Andar Apucarana, Paraná
Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Encarregados de dados

SPC

Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º Andar Apucarana, Paraná
Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Horário do comércio

23:29
22 de abril de 2024
Segunda 09:00 - 18:00
Terça 09:00 - 18:00
Quarta 09:00 - 18:00
Quinta 09:00 - 18:00
Sexta 09:00 - 18:00
Sábado 09:00 - 13:00
Domingo Fechado

Acia Apucarana © 2023. Todos os direitos reservados. By Hecko.

× Whatsapp