Atendimento (43) 3162-4300

Projetos apucaranenses se classificam em programa nacional de incentivo

Projetos apucaranenses se classificam em programa nacional de incentivo

O ecossistema de inovação de Apucarana aprovou três projetos no programa Centelha, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI.

Dois projetos foram desenvolvidos dentro da UTFPR e um no Conecta. O presidente da entidade e da ACIA, Wanderlei Faganello, explica que o Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Paraná. “Os projetos selecionados recebem desde capacitações até recursos financeiros. Ou seja, todo suporte para transformar suas ideias em negócios de sucesso”, ressalta o presidente do Conecta.

Projetos aprovados

O acadêmico Guilherme Andreoli Gil, aprovou o projeto de “Tecnologia de produção de microcápsulas para a liberação de ativos”. Já a acadêmica, Joziane Gimenes Meneguin, aprovou o trabalho de “Lodo Poroso: Tratamento inovador de resíduo

Industrial”.

O empresário, Ruan Francisco Silva, classificou o estudo para realidade aumentada 4.0.

 

Segundo o prof. Aloysio Gomes, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, esta ação contribui para a consolidação e fortalecimento da Incubadora e do ecossistema de Inovação de Apucarana e Vale do Ivaí. “Temos dois projetos aprovados a nível estadual. Isto corrobora com as atividades do CONECTA, reforçando a importância deste programa da ACIA para a cidade e região, bem como sua governança formada pelos parceiros: Prefeitura Municipal, SEBRAE, UTFPR, UNESPAR, FAP, Colégio Cerávolo, SENAI, SICOOB, e agora o NRE e a UFPR (Campus Jandaia do Sul)”, resume Aloysio.

“Estamos muito felizes com a aprovação dos três projetos. Mostrando que nosso ecossistema está produzindo trabalhos que estão sendo reconhecidos e em fase de incubação. Tanto que já subimos nossa classificação junto ao Sebrae, o que nos ajudará a conseguir mais recursos para outros trabalhos”, defende Faganello.

O Consultor do Sebrae, Tiago Cunha, é um dos avaliadores a nível nacional do programa. Ele ressalta a importância deste resultado para o ecossistema de Inovação de Apucarana. “São ideias com alto potencial e diferencial competitivo de mercado. Elas poderão contribuir muito com diversos setores. Seja com a indústria, o agro e o comércio. As ideias podem receber aporte financeiro de até 85 mil reais. Um incentivo para que os projetos ganhem força e se concretizem”, conclui Tiago.

O programa Centelha no Paraná é executada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FAPPR).

Anterior Programa de Inovação e Empreendedorismo já tem adesões
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana.

Acia

Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º Andar Apucarana, Paraná
Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Encarregados de dados

SPC

Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º Andar Apucarana, Paraná
Seg – Sex: 8:00 – 18:00

Horário do comércio

06:30
23 de junho de 2024
Segunda 09:00 - 18:00
Terça 09:00 - 18:00
Quarta 09:00 - 18:00
Quinta 09:00 - 18:00
Sexta 09:00 - 18:00
Sábado 09:00 - 13:00
Domingo Fechado

Acia Apucarana © 2023. Todos os direitos reservados. By Hecko.

× Whatsapp